O que a filosofia diz sobre DEUS?



Um dos assuntos mais delicados hoje em dia pra se falar que infelizmente acabou se tornando um grande tabu é o nome Deus. Para a filosofia, Deus é impossível de ser conhecido como um todo com a mente humana, porém é possível extrair conceitos para entender algo muito complicado para a capacidade mental da nossa espécie.

Essa matéria tem como referência e fonte:

  • A vertente da filosofia: Hermetismo;

  • O livro ‘O Caibalion’ (Os Três Iniciados, 1908) .


“Aquele que é muito pequeno não consegue entender o que é muito grande, aquilo que é O Todo.”


Assim disse Hermes Trismegisto a pelo menos 2000 a.C. se referindo a um “homem bruto” que tem a mente fechada para entender o que é Deus. 


Segundo a tradição hermética do antigo Egito, uma das bases mais sólidas da filosofia em toda a nossa história, o nome que usamos atualmente para Deus é O Todo.

Para os hermetistas, atribuir um nome a Deus o limitaria e O Todo é ilimitado. A característica Dele por excelência é que não pode ser restrito, se não deixa de ser absoluto. Portanto o seu nome no Hermetismo é O Todo.


Para a filosofia, Deus é a única Realidade Absoluta, a Verdade Substancial e está sob as aparências do universo em tempo, espaço e mobilidade (é a Verdade Fundamental). Existe algo que é permanente por trás da matéria, que está além das confusões humanas sobre a vida, universo e a transitoriedade das coisas (mudanças constantes que existem em nossas vidas).


O homem observa o fenômeno da transitoriedade e não consegue entender e nem lidar com o conceito de realidade porque a mente humana se revolta com o que é breve e temporário. Por isso essa busca pela Realidade Substancial (uma Realidade eterna e infinita) sempre existiu desde o primeiro ser humano consciente. 

A busca de saber e entender Deus (que é infinito em poder, tempo e espaço) mantém a mente humana em uma base sólida, bem fundada e concentrada. Em outras palavras, acalma e tira a ansiedade da mente com o que existe após a morte.


Quando a gente se depara com algo muito lindo como um gesto de amor ou de fraternidade, é tão impressionante que parece estarmos de frente a um pedaço de eternidade. Porém a hora que isso passa, é muito confuso para a mente administrar o que era e já não é mais. Algo que existiu e não existe mais. A perda de um parente ou um amigo querido é um grande exemplo disso.

Para os hermetistas, o que é verdadeiro nunca deixou de ser no tempo e no espaço. O Homem tem a sua intuição na permanência e a consciência no meio transitório (mudanças constantes em nossas vidas), então temos a impressão que as coisas que deixam de ser, nunca foram ou nunca aconteceram.

Mesmo na correria da vida tendo que trabalhar, estudar, cuidar das nossas pessoas e lidar com rotina, eu sei que há em todos o desejo de saber o que é essa força que interage com o mundo e o universo nos bastidores vida. Isso é a ânsia por Deus, ânsia pela eternidade. É a vontade do ser humano em saber o que é real e o que não é, e é nosso dever descobrir isso durante a vida.

Esse incômodo existe desde sempre, desde o primeiro ser humano. Basta questionar a sua existência e você vai despertar o filósofo que há em você! 😀😁

A filosofia é um sinal de nobreza espiritual, no sentido da natureza humana começando a se manifestar, e querendo respostas humanas, e não meramente sobreviver.


Estudos arqueológicos e antropológicos realizados recentemente revelaram que o homem desde sempre realiza cultos a algo superior, duradouro e além do tempo. Prova disso são espécies de templos, totens e todo o tipo de simbologias encontradas que datam de milhares de anos atrás, mesmo sem as capacidades desenvolvidas atualmente. 

Ou seja, mesmo sendo mais primitivos, sempre soubemos que há algo superior por trás da obra que é a vida e o universo, a presença de algo permanente além do tempo e espaço. 

Sentir isso é uma característica exclusiva dos seres humanos como espécie. Não acontece isso na natureza, não existe essa necessidade. Os animais e as plantas não têm sentimentos éticos como a gente.


  • Por que a filosofia chama Deus de O Todo?

Os hermetistas chamam Deus de O Todo com o objetivo de englobar o que é Tudo. Todos os nomes históricos (inclusive o nome ‘Deus’) foram atribuídos pela natureza humana de nomear algo que é sublime: o que é TUDO e TODO!

Com o passar dos séculos, houve a projeção do egoísmo humano sobre esse nome, o que gerou diversos problemas de definição para algo que é Uno, Absoluto e que é Tudo ao mesmo tempo.

Segundo a filosofia hermética, atribuir um nome ao Todo é restringi-lo e limitá-lo. Chamá-lo de O Todo vai contra o egoísmo humano de projetar o seu particular em algo divino e mudar o sentido do que verdadeiramente é Deus.


  • É impossível conhecer Deus como um Todo com a mente humana.

Infelizmente hoje lhes trago uma dura verdade meus amigos: O Todo é incognoscível, ou seja, impossível de ser reconhecido com a mente

A mente humana funciona como um supercomputador que processa as coisas através do uso de adjetivos. Ela não tem a capacidade de entender o Todo porque ela divide para o entendimento. Como ela precisa dividir para entender, é impossível para os humanos conseguirem compreender o que é Deus. Atribuir um adjetivo ao Todo para compreensão da mente humana é presunção, porque Ele não pode ser restringido ou limitado. Ele é Tudo ao mesmo tempo e pra mente humana nada pode ser tudo ao mesmo tempo, porém nossa intuição diz que há algo que é. Só não o reconhecemos.


Falar de Deus pode ser complicado mas de maneira pedagógica podemos começar a compreender que a subida por essa escada da vida é longa, mas que de degrau em degrau é possível nos aproximar da Unidade.

Segundo a filosofia hermética, esses são os atributos de Deus:

  • O Todo é a única realidade: Porque não existe realidade fora de Deus;

  • O Todo é infinito no tempo: Porque não há tempo fora Dele;

  • É infinito em espaço: Não tem começo, meio e fim e não se divide.

  • É infinito em poder: Porque não há nada que o submeta.

Observando o que a filosofia hermética lista como atributos de Deus, podemos concluir que tudo o que for LIMITADO em tempo, espaço e poder: Não passa de uma ilusão - não é real.


No canal do YouTube do Filosofia Informal:

Episódio: O que a filosofia diz sobre Deus?


---


Se você gostou, segue o FILOSOFIA INFORMAL nas redes sociais:

Todas as semanas tem vídeo novo no canal do YouTube e no IGTV do Instagram.


Gratidão por ter sua atenção até aqui.

ᗩly ヅ

Comentários

Postagens mais visitadas