E se sua próxima vida for no planeta Terra?
Hoje, o Filosofia Informal quer trazer uma reflexão rápida, porém muito profunda, sobre a falta de cuidado com a nossa casa. E estamos falando do seu endereço na Galáxia: o planeta Terra.
"O capitalismo é incompatível com a sobrevivência do planeta."
A poluição, fruto do nosso sistema de organização social, o capitalismo, nada mais é do que o descarte de substâncias ou de energia no meio ambiente, causando efeitos negativos em seu equilíbrio. Ela ocorre pela ação humana e causa danos à nossa saúde, além de afetar também animais, plantas e todos os seres vivos no ecossistema em questão.
Ao longo do tempo, houve uma irresponsabilidade do homem ao afirmar que os recursos do planeta eram inesgotáveis, fortalecendo a ideia de exploração desses mesmos recursos sem qualquer incumbência. Essa convicção é claramente ignorada pela economia capitalista, que visa apenas explorar recursos e gerar consumo para acumular riquezas.
Não é exclusividade apenas do capitalismo explorar os recursos do planeta sem consequências; até mesmo o socialismo cometeu atos de destruição da natureza. Ambos os sistemas produziram crises ambientais com suas políticas de exploração de ecossistemas para gerar riquezas, sem qualquer preocupação com as consequências que isso pode gerar no futuro.
Essa realidade de destruição, denominada como "evolução", vai totalmente contra os valores espirituais ensinados pela filosofia ao longo da história, que defendem o respeito à natureza como um todo (isso inclui todos os seres vivos: humanos, plantas e animais). O capitalismo é responsável por ações degradantes ao meio ambiente, pois colabora com seus processos de alta produtividade sem necessidade, aumentando os danos e a destruição à natureza, à vida e à mente das pessoas que sobrevivem nesse sistema de organização social.
Por isso, hoje queremos trazer uma reflexão sobre o seu modo de vida atualmente. Com tudo o que está acontecendo no planeta, com todos os problemas gerados pela projeção do egoísmo humano em acumular riquezas sem respeito pelos outros seres vivos e pela natureza, você acredita que o planeta será um lar para alguém que virá daqui 100, 200 ou 300 anos?
E se você for a pessoa a voltar a habitar esse planeta no futuro, você precisaria rever suas ações de consumo atualmente?
Precisamos nos preocupar com quem ainda está por vir, e isso pode ser a sua própria consciência! Essa é uma reflexão profunda sobre o nosso futuro como civilização e como espírito. O uso consciente dos recursos do nosso planeta e, principalmente, sobre o consumo será determinante para que a sua consciência, se precisar voltar para evoluir espiritualmente, tenha uma qualidade de vida semelhante e confortável à sua nos dias de hoje.
A nossa realidade, ou seja, o mundo manifestado como conhecemos, é apenas um palco montado para a evolução espiritual de muitas consciências. Caso a sua precise retornar para aprender novas lições, você estaria preocupado em habitar um planeta destruído?
ᗩly ヅ
---
Se você gostou, segue o FILOSOFIA INFORMAL nas redes sociais:
- Clique aqui e conheça a nossa page no Insta: @filosofia.informal

Comentários
Postar um comentário