Terceira Lei Universal: VIBRAÇÃO
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra."
O Caibalion
A terceira Lei Universal tratada pelos hermetistas é o Princípio da Vibração, que diz que tudo no Universo, em todos os seus planos (material, mental, espiritual, etc.), está vibrando e nada está de fato parado. Essa Lei afirma que tudo no Universo está em movimento, nada está parado e tudo vibra. No Universo inteiro, todos os objetos, as pessoas, os animais, as plantas, os planetas, as galáxias e nossas almas têm como característica mais profunda a vibração. É como se fosse um gradiente de ordens vibratórias, onde tudo e todos têm um padrão que vai do mais denso e grosseiro até o mais sutil e elevado. Tanto que a diferença entre a matéria mais densa e o espírito mais sutil é a vibração.
A vibração é o nosso RG energético, o nosso verdadeiro nome. A verdadeira identidade humana é a vibração. Os ensinamentos herméticos afirmam que absolutamente tudo que existe no Universo manifestado, em todos os seus planos, está em movimento e vibração constantes; mas também que as diferenças entre as diversas manifestações de tudo o que existe são devidas inteiramente à variação da escala e do modo das vibrações. Não só isso, mas também que O TODO, em si mesmo, manifesta uma constante vibração de um grau tão infinito de intensidade e movimento rápido que praticamente pode ser considerado como se estivesse parado.
É possível elevar o padrão vibratório de qualquer coisa. Um exemplo disso é quando se acelera a matéria densa; ela se sutiliza e eleva patamares. Ou seja, quando aceleramos um padrão vibratório grosseiro, mais elevado e sutil ele se tornará. Quanto mais alto for esse padrão energético, mais elevado na ordem ele estará. A vibração de cada pessoa e de cada ser vivo na natureza é única. Cada um vibra à sua maneira, seguindo o seu fluxo. É o nosso “nome interno verdadeiro”, quase como um “RG energético". Esse padrão energético único que todos temos é a nossa identidade vibracional, que pode ser densa ou sutil. Vale lembrar que O Todo é a vibração mais sutil do Universo.
"Evoluir espiritualmente é elevar a sua vibração."
Há uma mutação contínua no Universo que faz com que tudo que existe esteja o tempo inteiro em vibração, com cada coisa vibrando a sua velocidade e a sua maneira. A evolução, em última instância, é buscar que sua vibração acelere tanto até sutilizar, até se unir ao Uno, que é a máxima vibração.
Quem é você? Quando alguém pergunta a um filósofo "quem é você?", ele irá responder qual é a sua identidade vibracional, relacionada aos níveis de valores fraternos que ele alcançou ou à sensibilidade da natureza humana que conheceu, por exemplo. A nossa identidade está relacionada ao quanto de células divinas vivenciamos em nossa trajetória espiritual e quais valores desenvolvemos durante essa jornada. Esse é o nosso verdadeiro nome!
"Conhecer o endereço vibracional de algo é conhecer a natureza íntima daquilo."
Em última instância, todos nós temos um nome interno. É muito importante conhecermos a nossa identidade vibracional, pois conseguimos nos autoconhecer e entender em que energias estamos nos conectando através da nossa vibração. Assim, podemos abrir passagem entre as sombras que nos cercam materialmente e espiritualmente. É saber que nível você vibra, e uma vez que você conhecer isso, se comprometer ao aperfeiçoamento e elevação dessa vibração.
"A Ciência Moderna provou que o que chamamos Matéria e Energia é simplesmente um modo de movimento vibratório."
A ciência já avança em direção ao hermetismo porque conseguiu provar que a matéria vibra e que não está parada; mesmo sendo sólida e densa, suas partículas, átomos, etc., estão em movimento o tempo inteiro. Essa movimentação contínua é energia, mostrando que a matéria nada mais é que o plano energético manifestado, ou seja, que a matéria, em sua essência, é energia! A matéria vibra e o potencial vibracional dela tem a ver com a identidade da matéria e a energia que ela está tratando.
Para o hermetismo, tudo está o tempo inteiro vibrando. Não só a matéria está vibrando, como já foi comprovado pela ciência, mas para o hermetismo, todas as coisas em todos os planos do Universo manifestado também estão em vibração no plano emocional, espiritual, mental, etc. Para a ciência hermética, os nomes das coisas são dados pelo nível vibracional que aquilo tem. A diferença entre todos os seres está nas variações vibratórias. O que difere você de uma pedra no chão e de um arcanjo é apenas a vibração.
Quando percebemos a ação dessa Lei em nossas vidas, podemos detectar o nosso endereço vibratório, o nosso verdadeiro nome, através da descoberta dos valores energéticos que você está vibrando na sua essência, fazendo-se perguntas como "que tipo de música traz à tona a minha alma?" ou "que valores humanos aquecem o meu coração?". Quando você estimula a sua essência com uma vibração que lhe agrada, sua alma vem à tona e mostra o seu verdadeiro Ser. O que lhe faz aquecer o coração, o que lhe faz bem à sua essência, são os sinais para saber onde está a sua vibração energética. Se você é estimulado por vibrações de baixos níveis através de influências culturais ruins, por exemplo, você pode ter certeza de que a sua vibração está energeticamente em contramão da natureza. É preciso depurar as vibrações grosseiras.
Isso vai te informar muito a respeito de si próprio. A vibração de alguém revela muito mais do que imaginamos, pois a nossa intuição se manifesta através da vibração energética de alguém quando estamos frente a essa pessoa. O plano físico denota a vibração que estamos no plano mental através da maneira como nos comportamos diante do desenrolar da vida. Precisamos saber onde estamos vibrando e aprender a depurar a própria vibração. Você não vibra impunemente; ela contamina tudo o que está à sua volta. Se uma coisa existe, ela está vibrando e está contaminando e repercutindo a sua energia, positivamente ou negativamente. Assim funciona a ação dessa Lei. Nós somos responsáveis pelas influências vibratórias que expomos ao mundo, e não há como parar, pois eternamente a sua essência estará vibrando. Então, se você quer reduzir os atritos da vida, é preciso depurar a vibração da sua essência para expor o seu verdadeiro Eu, pois somos responsáveis pela energia que somos.
Dentro de uma escala infinita de vibração, podemos colocar como polo inferior a matéria, pois vibra de forma lenta e densa (vibração mínima), e no polo superior O Todo, que vibra de forma acelerada e sutil (vibração máxima). Se pudéssemos olhar de fora, veríamos que ambos parecem estar parados, pois a matéria tem a vibração tão mínima que parece estar parada, e O Todo tem uma vibração tão acelerada que também parece estar parado. Mas entre eles há uma gama de variações vibratórias.
"Aquilo que somos deve ser um convite para elevar a vibração dos demais em qualquer lugar."
Toda a matéria existente, quando acelerada, vai liberar todo o potencial de energia que tem dentro de si, que é próprio dela. No hermetismo, as coisas funcionam da mesma forma, só que aplicadas aos outros planos da nossa existência. Quando você acelera a mente, você também vai liberar o potencial energético que tem ali preso, que lhe é próprio, emanando algo que é de sua natureza íntima e que irá atingir o que estiver próximo. Se você acelerar a matéria, ela vai liberar calor, e se você colocar a mão, vai se queimar. Acelerando a mente, a sua influência emocional também atingirá o que estiver próximo. Uma pessoa com um defeito moral grave com certeza vai contaminar os ambientes em que estiver presente.
Todos os seres vieram ao mundo para liberarem o que lhes é próprio, e nós, como seres humanos, o nosso corpo, a nossa mente e a nossa energia estão no mundo para liberarem coisas de si próprios. A nossa intuição tem um papel muito importante nisso, pois ela é a nossa "antena" que capta o potencial energético de absolutamente qualquer coisa que existe no Universo manifestado. Usar a intuição é sentir a energia e a vibração de algo. Podemos dar o exemplo de uma pessoa que chega a um ambiente e contamina-o com sua energia. Se é uma pessoa que expira respeito, ela contaminará o ambiente com sua postura energética, assim como para qualquer característica, boa ou ruim, porque sua energia é gerada de acordo com a sua vibração. Nós sempre liberamos energia de acordo com aquilo que somos.
"O Hermetismo produz na mente o que a ciência faz na matéria: ter o poder de fazer vibrar onde quiser."
A ideia do hermetismo é que você realmente se torne construtor de si próprio, e essa ciência ensina que a vibração lhe faz autoconhecer e dominar a si mesmo. O mistério e a magia narrados como bruxaria em nossa história nada mais são que a ação de uma Lei Universal que não foi reconhecida. O Princípio da Vibração faz sentido para homens que conhecem o potencial humano e querem chegar lá. Ele nos faz conhecer o gradiente vibratório que existe no Universo e a direção do caminho de aproximação com a Unidade. Porque se aproximar do Todo é enobrecer a vida, em todos os sentidos. A tradição da humanidade é uma herança que todos os seres humanos devem receber, e a vibração lhe mostra exatamente quem você é, na sua essência, e o que você precisa fazer para melhorar na sua jornada evolutiva.
ᗩly ヅ
---
Se você gostou, siga o FILOSOFIA INFORMAL nas redes sociais:

Comentários
Postar um comentário