Você cria o mundo que vive
Salve, salve, cidadão universal! 😉👍
Já faz um tempo que estou querendo trazer uma reflexão sobre a realidade. Por vezes, é muito difícil aceitarmos a realidade da vida. Lutamos para que tudo seja perfeito e acabamos percebendo que poucas coisas são como esperamos. As coisas fogem do nosso controle e nos frustramos quando isso acontece. Porém, a verdadeira sabedoria está em saber lidar com tudo o que o dia a dia nos reserva e tirar proveito daquilo que realmente vale a pena. O nome disso é resiliência, uma palavra que vem da física e que se encaixa perfeitamente nos conceitos da filosofia e da psicologia contemporâneas sobre nossas agitadas vidas cotidianas. Não haveria resiliência sem uma fonte condutora, que podemos chamar de caos. Todo caos gera um efeito de resiliência, e adaptar-se é a maior virtude da natureza da nossa espécie. Estudiosos afirmam que precisamos dessa desordem, desse caos, para sobrevivermos e crescermos. Temos que ser resilientes para tirar proveito do melhor da vida.
O benefício que vem da experiência do estresse torna o ser humano melhor do que era antes. Além disso, pessoas resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e a desenvolver relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois são indivíduos que possuem uma visão adaptativa em relação às situações da vida. E você, o que faz em tempos de adversidade? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Você é do tipo que, diante de um contratempo, foge ou enfrenta? Saiba que existem pessoas que, além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiar deles, aprendendo e crescendo emocionalmente. Elas possuem uma habilidade que as faz nunca perder o foco e desistir de suas metas e objetivos. Pessoas com essas capacidades são consideradas resilientes.
As pessoas que nos rodeiam, por mais que nos amem, acabam sempre nos magoando. Até a melhor das amizades ou um familiar muito próximo, em algum momento, nos decepciona. Aprender a perdoar o que os outros nos fazem é o primeiro passo para vivermos em paz conosco mesmos. Sentiremos, ao longo do tempo, que tudo muda e que aqueles que nos são importantes também mudam.
Perceber a imprevisibilidade da nossa existência fará de nós humanos mais estáveis e felizes. Nada nos surpreenderá à medida que formos crescendo e acumulando experiência. Por mais dolorosos que sejam certos acontecimentos, eles sempre nos ensinarão algo e nunca serão em vão.
Tudo o que conhecemos como realidade começa em nossa mente. Ela é a árvore realizadora dos desejos, a responsável por criar todas as boas e más situações que enfrentamos na vida — mesmo que, a princípio, seja difícil compreender esse instrumento, porque parece impossível que criemos algumas experiências ruins. Por isso, venho insistindo em dizer que, a menos que conheçamos profundamente a mecânica da mente, a ponto de usar seu potencial para criar o que realmente queremos e conduzir nosso próprio destino, estaremos à mercê de impulsos inconscientes que geram situações negativas. A criação da realidade pela mente acontece por meio de pensamentos, palavras, sentimentos e ações. Ao pensar em determinadas situações, é como se você desse vida àquela realidade. A questão é: você já examinou com cuidado os seus pensamentos? Você sabe de onde eles surgem? Quem, em você, pensa o que pensa? É importante compreender que, se seus pensamentos e, consequentemente, suas palavras, sentimentos e ações surgem de núcleos inconscientes, você fica refém dessas criações, preso em um ciclo de repetições negativas que precisa ser bem cuidado. Hoje, quero te convidar mais uma vez a se aprofundar nessa aventura da auto-investigação em busca da origem dos seus pensamentos, para que possa tomar as rédeas da sua mente e da sua vida.
Vamos supor que, de tempos em tempos, surjam pensamentos que dizem que você vai bater o carro ou que vai ser demitido do seu emprego. Você até nota que esses pensamentos passam por você com certa frequência, mas não sabe o que fazer com eles; ainda não pode detê-los. Entenda que todo pensamento que se repete, todo pensamento compulsivo, traz consigo um desejo inconsciente de que seja realizado. Em outras palavras, todo pensamento negativo carrega um desejo inconsciente pelo mal. E se o desejo é inconsciente, significa que possivelmente você nem imagina que ele exista dentro de você, manifestando sofrimento na sua vida sem que você perceba. Nesse caso, terá que começar a se questionar, trazendo o que está na sombra para a superfície. Experimente fazer as perguntas abaixo: "Quem em mim quer se machucar?" "Quem quer bater o carro ou ser demitido?" "Por quê?" "Para quê, com que finalidade?" Ao perguntar com sinceridade, você terá a chance de encontrar algumas respostas e começar a fazer relações de causa e efeito bastante esclarecedoras. Poderá perceber que existe um eu sofredor dentro de si, capaz de criar uma realidade destrutiva que lhe rouba a chance de ser verdadeiramente feliz.
Ao iniciar esse processo, você pode achar que está em um grande labirinto sem saída, mas eu garanto que isso não é verdade. Ao insistir na prática da auto-observação, você começará a experimentar uma nova realidade e, pouco a pouco, será capaz de se desidentificar dessa mente compulsiva e dessas partes destrutivas da própria personalidade. E, ao deixar de criar uma realidade negativa, você transformará também o mundo em que vivemos, já que ele é apenas um reflexo da somatória das realidades de cada indivíduo, de cada um de nós. De qualquer forma, as coisas não acontecem da noite para o dia. Temos que dar conta do que já plantamos, das sementes de desamor que andamos cultivando por tanto tempo. Portanto, firmeza no amor. Não desista do jogo, porque a vida é uma oportunidade rara e, se você está aqui neste momento, é porque tem algo a contribuir. Aos poucos, vamos saindo do estado de vítima que culpa os outros por suas próprias misérias e assumindo autorresponsabilidade por cada episódio de nossas vidas. Aos poucos, vamos nos desidentificando do sofrimento e trazendo nossa consciência para o momento presente. Basta relaxar e aquietar a mente para começar a perceber isso.
ᗩly ヅ
---
Se você gostou, siga o FILOSOFIA INFORMAL nas redes sociais:

Comentários
Postar um comentário