Os maiores erros da humanidade em relação à Deus
Um dos assuntos que mais ganhou repercussão no projeto Filosofia Informal foi quando falamos sobre Deus (clique aqui e leia o que a filosofia diz sobre Deus).
Para a filosofia, Deus é a única Realidade Absoluta, a Verdade Substancial, e está presente sob as aparências do universo em tempo, espaço e mobilidade (é a Verdade Fundamental). Existe algo que é permanente por trás da matéria, que está além das confusões humanas sobre a vida, o universo e a transitoriedade das coisas (as mudanças constantes que existem em nossas vidas).
Por trás de todas as observações filosóficas já feitas, o hermetismo é o conhecimento que mais se aproximou do processo que o homem enfrenta desde o início de sua existência em tentar compreender o que é Deus. Porém, os hermetistas afirmam que, nesse processo, houve a projeção pessoal do homem em descrever algo que não pode ser entendido como um Todo pela psique humana (uma mente finita querendo compreender o que é infinito). O Todo é o que sempre foi e será, e a mente humana não possui as capacidades necessárias para entender o que é tudo ao mesmo tempo.
Nesse processo histórico, houve a deturpação da imagem filosófica que era ensinada pelas antigas escolas de Sabedoria do Egito. Podemos destacar alguns erros cometidos pela humanidade quando o assunto é Deus:
Tentar compreender o Todo com a mente.
Na história, vemos diversos personagens querendo explicar algo que é complexo demais para a psique humana. É um erro querer descrever algo que não pode ser descrito, conhecido ou entendido. A mente humana, mesmo com sua alta capacidade de reconhecer o espiritual, foi desenvolvida para operar no plano material.
Negar Deus com a mente.
O ser humano, em sua frustração por não entender algo que é impossível para a mente, tem usado fórmulas matemáticas e teorias bizarras para negar a existência de Deus, o que é absurdo, pois Deus não pode ser compreendido ou negado por meio de fórmulas ou teorias.
Associar Deus a uma forma antropomórfica.
Levar ao pé da letra a simbologia que afirma que o Todo é limitado a algum tipo de forma antropomórfica quebra totalmente o referencial moral que Ele representa.
A humanidade tem perdido muito tempo com falsos modismos ou políticas de controle de massa camufladas como religião. É um erro do homem querer descrever o Todo, e essas práticas atrasam a evolução da nossa espécie como Espírito.
A nossa mente não consegue entender Deus como um Todo, mas podemos enxergar suas células no mundo, nas pessoas e na natureza; basta prestar atenção ao seu redor e em sua vida. Mesmo com nossa capacidade mental finita, é possível notarmos o Todo. Se você estiver tendo dificuldades em enxergar as células de Deus, pode ler sobre o Deus de Spinoza clicando aqui, uma leitura que vai clarear seu caminho pela filosofia.
No canal do YouTube do Filosofia Informal:
ᗩly ヅ
---
Se você gostou, siga o FILOSOFIA INFORMAL nas redes sociais:
- Clique aqui e conheça o canal no YouTube
- Clique aqui para seguir o nosso Instagram: @filosofia.informal

Comentários
Postar um comentário