A filosofia da felicidade: ESTOICISMO
Nessa filosofia, você aprende a dividir o mundo de duas maneiras: as coisas que podemos controlar (mundo interno) e as coisas que não podemos controlar (mundo externo), e então colocar foco e gastar energia apenas na parte que você controla. Não importa o quanto você tente, nunca poderá controlar os eventos externos. Esses eventos podem incluir a impressão que os outros têm de você ou a sua saúde, por exemplo. A única coisa sobre a qual você tem total controle é a forma como reage aos acontecimentos.
“Escolha não ser atingido e você não se sentirá atingido. Não se sinta atingido e você não terá sido.”
— Marco Aurélio
Para reduzir os atritos que vivemos, precisamos entender que não temos poder para controlar o mundo externo. Muitas vezes, afogamos as mágoas desses atritos em vícios ou consumismo, caminhos que apenas agravam a saúde do nosso espírito. Esse caminho da "terapia paralela" — uma terapia que apenas nos faz escapar da realidade momentaneamente — é aquele escolhido pela grande massa. Isso pode resultar no uso intenso de drogas como o álcool ou ansiolíticos, que podem levar ao vício e não ajudam a resolver como você reage aos acontecimentos da sua vida.
“Se você realmente quer escapar das coisas que o incomodam, o que você precisa não é estar em um lugar diferente, mas ser uma pessoa diferente.”
— Sêneca
O estoicismo também afirma que é possível encontrar a paz de espírito mesmo enfrentando os eventos mais adversos da vida, independentemente das condições externas. Epicteto, um filósofo que foi escravo e aleijado pelo seu dono, passou a vida em dor e sofrimento, mas, em suas obras, afirma que mesmo assim era feliz. Ele contribuiu significativamente para o estoicismo, compartilhando seu conhecimento de causa por meio de seus textos e reflexões.
O estoicismo não é uma filosofia que ensina a ficar inerte ou passivo diante das injustiças ou adversidades da vida. Ao se aprofundar no estoicismo, uma pessoa aprenderá a reagir melhor às circunstâncias, cultivando quatro virtudes básicas: coragem, justiça, autocontrole e sabedoria. Trazendo os ensinamentos do estoicismo para sua realidade, você aprenderá como sua vida pode ser melhor, encontrando serenidade diante das adversidades e desenvolvendo a arte de viver feliz, mesmo em meio a desafios inesperados.
“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.”
— Epicteto
Essa filosofia reconhece a dificuldade de atingir um alto nível de desempenho em seus ensinamentos. Epicteto afirma que talvez nunca exista um estoico completo. Porém, apenas ao tentar aplicar o estoicismo em sua vida, você já reduzirá consideravelmente os atritos do cotidiano. É suficiente ser um estoico em formação, e você colherá os resultados do estoicismo praticando o mínimo necessário.
“Nós estamos normalmente mais assustados do que machucados, e sofremos mais na imaginação do que na realidade.”
— Sêneca
Essa filosofia milenar pode ser a chave que você precisa para reagir melhor aos acontecimentos, especialmente para nós que vivemos no Brasil de Bolsonaro, em meio a uma pandemia global. Afinal, não custa nada tentar colocar esses ensinamentos em prática. Para você começar a abrir sua mente para o estoicismo, basta conhecer algumas características dessa filosofia:
Determinar suas atitudes frente ao desenrolar da vida: Escolher como você vai reagir a uma circunstância diz muito mais sobre você do que sobre essa circunstância.
A natureza ou o Cosmos organiza tudo o que acontece, como um Todo ou um único organismo: O universo segue seu fluxo, e você deve aceitar essa verdade. A felicidade é alcançada ao se alinhar com a natureza.
Alinhar-se com a ordem natural das coisas é possível somente com racionalidade: Ficar inerte e se deixar levar pelo fluxo das circunstâncias não resolverá seus problemas. Conquistar um estado de felicidade exige mente presente e dedicação.
Dominar as paixões: Controlar suas vontades, paixões e vícios ajudará a evitar consequências negativas da transitoriedade da vida.
Não tente modificar o que não depende de suas ações: Lembre-se, você só tem poder sobre o mundo interno.
Importância da ação e da sabedoria individual: Não gerar reações melhores não fará com que você colha consequências melhores.
O estoicismo aparece na história para facilitar o entendimento da felicidade e como aplicá-la sem dificuldade, com foco na vida real, servindo para todos há mais de dois mil anos. Essa filosofia, que se tornou popular com a pandemia global de coronavírus, tem atraído pessoas que buscam maneiras de seguir vivas em meio ao caos do mundo. A filosofia estoica não visa assegurar nada externo ao homem, pois isso seria admitir algo que está além de seu próprio controle. Assim como o material do carpinteiro é a madeira, e o do estatuário é o bronze, a matéria-prima da arte de viver é a própria vida de cada pessoa.


Muito obrigada por trazer conceitos da Filosofia de um jeito informal e fácil de entender Aly! Adorei ler sobre o Estoicismo!
ResponderExcluirReceber esse tipo de feedback me deixa muito feliz e motivado. Obrigado pelo carinho CrísChen 🔆😊🖖
Excluir