A filosofia da felicidade: ESTOICISMO


Salve, salve, serzinho em ascensão vivendo neste Brasil de 2021! 😁
Como está sendo manter a peteca no ar?
Imagino que esteja sendo bem difícil, por isso hoje trago uma grande contribuição filosófica para a sua vida. Se tem uma filosofia que está em alta, é o estoicismo, que com certeza você já deve ter ouvido falar. Vou comentar um pouco sobre como ela está fazendo a diferença na vida das pessoas que se aproximam desses ensinamentos, ainda mais na nossa rotina turbulenta em pleno 2021, neste Brasilzão de Bolsonaro, que está lascando com o país, já tão afetado pela pandemia de coronavírus, sem qualquer chance de vermos uma luz no fim do túnel. Como encontrar paz e tranquilidade em meio a tudo isso? Há uma filosofia que pode te ajudar a não absorver todo esse peso, ou pelo menos minimizar essa carga: o estoicismo.

Tenho certeza de que as coisas que mais te afligem neste momento não são as grandes questões da humanidade, como a paz mundial, se estamos sozinhos no universo, de onde viemos ou para onde vamos. Não que isso não seja importante, mas estamos tão ocupados com nossas rotinas atarefadas — trabalho, família, boletos — e, em paralelo, na busca por prazeres que desejamos viver e anseios que temos no coração. Diferente dos cientistas que buscam respostas para as grandes questões na filosofia (a mãe de todas as ciências), nós, meros humanos que vivemos nesse sistema, não estamos buscando respostas para nossas angústias na filosofia.

A filosofia é famosa por se ocupar com questões muito maiores e mais grandiosas do que nossas angústias, medos e incertezas. Assim, quando uma pessoa leiga tem contato com a filosofia, parece que as soluções estão muito distantes para os problemas da vida real. Então, vamos quebrar esse paradigma falando sobre o estoicismo, a vertente da filosofia que trata de alcançar a felicidade.

O que é o estoicismo?
O estoicismo é uma tradição filosófica que prega uma ética da busca pela vida boa e pela felicidade. Desse modo, os estoicos também definem o que é essa vida. Segundo o estoicismo, sábio e feliz é o indivíduo que consegue se sintonizar com o fluxo dos acontecimentos sem se abalar com as adversidades. Por essa razão, essa filosofia valoriza a conexão prática de suas ideias, em vez de focar em questões estritamente intelectuais. Atualmente, ela é associada a atitudes que ressaltam a disciplina, o controle das paixões e a persistência diante das dificuldades.

Na filosofia estoica, é valorizada a conformidade com a ordem e o fluxo natural da vida. Nesse contexto, os estoicos acreditam que todo indivíduo é parte de um cosmos maior. Sendo assim, as pessoas devem conduzir suas ações com sabedoria, lidando com as adversidades. Em uma vida sábia, as paixões do indivíduo devem ser transformadas em paixões necessárias — aquelas que são transcendentes, não preocupadas com o imediatismo ou que trazem sofrimento a longo prazo. Essa condição só é possível de ser alcançada por meio da razão, harmonizando-se com a natureza e com a vida como elas se apresentam, preocupando-se apenas com o que está em seu controle.


Nessa filosofia, você aprende a dividir o mundo de duas maneiras: as coisas que podemos controlar (mundo interno) e as coisas que não podemos controlar (mundo externo), e então colocar foco e gastar energia apenas na parte que você controla. Não importa o quanto você tente, nunca poderá controlar os eventos externos. Esses eventos podem incluir a impressão que os outros têm de você ou a sua saúde, por exemplo. A única coisa sobre a qual você tem total controle é a forma como reage aos acontecimentos.

“Escolha não ser atingido e você não se sentirá atingido. Não se sinta atingido e você não terá sido.”

— Marco Aurélio

Para reduzir os atritos que vivemos, precisamos entender que não temos poder para controlar o mundo externo. Muitas vezes, afogamos as mágoas desses atritos em vícios ou consumismo, caminhos que apenas agravam a saúde do nosso espírito. Esse caminho da "terapia paralela" — uma terapia que apenas nos faz escapar da realidade momentaneamente — é aquele escolhido pela grande massa. Isso pode resultar no uso intenso de drogas como o álcool ou ansiolíticos, que podem levar ao vício e não ajudam a resolver como você reage aos acontecimentos da sua vida.

“Se você realmente quer escapar das coisas que o incomodam, o que você precisa não é estar em um lugar diferente, mas ser uma pessoa diferente.”

— Sêneca

O estoicismo também afirma que é possível encontrar a paz de espírito mesmo enfrentando os eventos mais adversos da vida, independentemente das condições externas. Epicteto, um filósofo que foi escravo e aleijado pelo seu dono, passou a vida em dor e sofrimento, mas, em suas obras, afirma que mesmo assim era feliz. Ele contribuiu significativamente para o estoicismo, compartilhando seu conhecimento de causa por meio de seus textos e reflexões.

O estoicismo não é uma filosofia que ensina a ficar inerte ou passivo diante das injustiças ou adversidades da vida. Ao se aprofundar no estoicismo, uma pessoa aprenderá a reagir melhor às circunstâncias, cultivando quatro virtudes básicas: coragem, justiça, autocontrole e sabedoria. Trazendo os ensinamentos do estoicismo para sua realidade, você aprenderá como sua vida pode ser melhor, encontrando serenidade diante das adversidades e desenvolvendo a arte de viver feliz, mesmo em meio a desafios inesperados.

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.”

— Epicteto

Essa filosofia reconhece a dificuldade de atingir um alto nível de desempenho em seus ensinamentos. Epicteto afirma que talvez nunca exista um estoico completo. Porém, apenas ao tentar aplicar o estoicismo em sua vida, você já reduzirá consideravelmente os atritos do cotidiano. É suficiente ser um estoico em formação, e você colherá os resultados do estoicismo praticando o mínimo necessário.

“Nós estamos normalmente mais assustados do que machucados, e sofremos mais na imaginação do que na realidade.”

— Sêneca

Essa filosofia milenar pode ser a chave que você precisa para reagir melhor aos acontecimentos, especialmente para nós que vivemos no Brasil de Bolsonaro, em meio a uma pandemia global. Afinal, não custa nada tentar colocar esses ensinamentos em prática. Para você começar a abrir sua mente para o estoicismo, basta conhecer algumas características dessa filosofia:

Determinar suas atitudes frente ao desenrolar da vida: Escolher como você vai reagir a uma circunstância diz muito mais sobre você do que sobre essa circunstância.

A natureza ou o Cosmos organiza tudo o que acontece, como um Todo ou um único organismo: O universo segue seu fluxo, e você deve aceitar essa verdade. A felicidade é alcançada ao se alinhar com a natureza.

Alinhar-se com a ordem natural das coisas é possível somente com racionalidade: Ficar inerte e se deixar levar pelo fluxo das circunstâncias não resolverá seus problemas. Conquistar um estado de felicidade exige mente presente e dedicação.

Dominar as paixões: Controlar suas vontades, paixões e vícios ajudará a evitar consequências negativas da transitoriedade da vida.

Não tente modificar o que não depende de suas ações: Lembre-se, você só tem poder sobre o mundo interno.

Importância da ação e da sabedoria individual: Não gerar reações melhores não fará com que você colha consequências melhores.

O estoicismo aparece na história para facilitar o entendimento da felicidade e como aplicá-la sem dificuldade, com foco na vida real, servindo para todos há mais de dois mil anos. Essa filosofia, que se tornou popular com a pandemia global de coronavírus, tem atraído pessoas que buscam maneiras de seguir vivas em meio ao caos do mundo. A filosofia estoica não visa assegurar nada externo ao homem, pois isso seria admitir algo que está além de seu próprio controle. Assim como o material do carpinteiro é a madeira, e o do estatuário é o bronze, a matéria-prima da arte de viver é a própria vida de cada pessoa.

ᗩly ヅ

--- 

Se você gostou, siga o FILOSOFIA INFORMAL nas redes sociais: 

Comentários

  1. Muito obrigada por trazer conceitos da Filosofia de um jeito informal e fácil de entender Aly! Adorei ler sobre o Estoicismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receber esse tipo de feedback me deixa muito feliz e motivado. Obrigado pelo carinho CrísChen 🔆😊🖖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas